Pe. José Bento C.Ss.R

Blog católico: Informação, curiosidades e liturgia diária do santo evangelho.



quinta-feira, 9 de junho de 2011

FILHOS E FILHAS DO PAI ETERNO


CONDIÇÃO PARA SER FILHOS E FILHAS DO PAI ETERNO

Falamos e sempre ouvimos a expressão “filhos e filhas de Deus”. “Hoje podemos dizer que o mundo esta “endeusado”, ou seja, temos muitos “deuses”  e também podemos criar um a cada dia. Cada pessoa faz para si o deus que quiser, entendendo deus como; o transcendente/presente, uma pessoa, um objeto, um objetivo, um vício, um distúrbio, algo material, espiritual ou até mesmo um fator  psicológico, afinal a boca fala daquilo que o coração esta cheio (cf Mt 12,34). Por isso é bom definir quando usamos a palavra “deus”. Bruno Forte com muita sabedoria disse: “O Deus de Jesus cristo é diferente”. O autor fala de um Deus-Pai que é contradição na nossa realidade. Um Deus que é amor e que só pode o que pode o amor. Nós Somos filhos e filhas deste Pai, o Deus de Jesus Cristo.
O que sabemos do Deus-Pai, nós aprendemos das Escrituras Sagradas, mas precisamente da mensagem de Jesus Cristo o Deus-filho que veio ao mundo e se encarnou no ceio da humanidade. Ele nos fala de um Deus amoroso, atuante, acessível e bondoso presente em nossas vidas. Jesus não apenas veio revelar que Deus é seu Pai, mas também que é NOSSO PAI. Em  Jesus nós também nos tornamos filhos e filhas (cf. Jo 1,12). Ele nos ensinou e revelou tudo sobre o seu Pai e como devemos nos relacionar com ele. Trata-se de uma relação mútua, pois o amor só tem sentido quando correspondido.
A nossa fé cristã é trinitária, por isso dizemos: “Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo” ou “Em nome do Pai do Filho e do Espírito SAnto. Trata-se do “Deus Uno e Trino” que se esvazia e envia ao mundo Jesus o Deus-Filho. Na atitude humilde de Jesus que nasceu de uma família simples em Nazaré, conhecemos e fazemos a experiência da Trindade. Ele revelou para nós o amor do Pai e nos tomou pelas mãos tomando sobre si nossos pecados. Aqui há uma profunda relação entre o Pai e o Filho. Esta unidade é o mais sublime e verdadeiro amor a ponto de se tornarem “um” na ação unificadora do Espírito Santo. Jesus então nos ensina a adorar o Pai em espírito e  verdade (Jo 4,20-23).
E nós, seres humanos? Onde entramos neste processo? Como se dá a nossa condição de filho de filha? Bom, Deus não cumpre a sua missão sobre nós como um sujeito sobre um objeto, como um mágico e sua magia. Ele atua na unidade Trina nos convidando à participação ativa e responsável na sua obra salvífica para sermos sujeitos participantes de sua nesta missão. Por isso dá-se o lindo “espetáculo real” da encarnação de Jesus – nasce o filho de MARIA na humilde manjedoura. O Deus Emanuel, Deus conosco - presente na história vindo da descendência de Davi, portanto, Jesus rosto divino de um homem, rosto humano de Deus.   Logo a história de Deus se mostra plenamente na história de Jesus e se estende a toda a humanidade.
Em Jesus somos filhos e filhas do Pai Eterno. A condição para acolher essa verdade é a FÉ na tradição e nas Sagradas Escrituras. Elas nos revelam a ação de Deus na história do homem e da mulher. Pecar é não aceitar a condição de filho de filha e por que somos livres, nos é feita a proposta; Acolher esta condição de filhos filhas para  viver na graça, ou negar essa condição e trilhar o caminho do filho pródigo (Lc 15,11-32). O Deus-Uno e Trino, que ama a todos, nos acolhe acolhendo Maria e quer também nos proteger como o Pai protege seus filhos (Mt. 23,37-39). Assim, pertencemos a uma família fundada na dinâmica de amor do Pai do Filho e do Espírito Santo. Sou filho filha com direito a herança, sou filho filha com dignidade.
Você se considera como filho filha do Deus de Jesus Cristo? Se não, sinta-se membro desta Trindade de amor. Seja bem vindo, entre! a casa é sua. Esta é a sua família. Façamos festa por que este filho filha estava perdido e foi encontrado, estava morto e tornou a viver (Lc 15,32).

Pe. José Bento CSsR.
                                                                                                

Nenhum comentário: